quarta-feira, 8 de junho de 2011

Brega-2010 uma Aula da Saudade


PROJETO PARADA BREGA
Tema: aula da saudade
A ação do projeto visa oportunizar momentos finais para que os alunos concluintes do Ensino Médio possam se despedir da escola e interagirem com seus colegas, professores e funcionários. A ideia surgiu com a intenção de apresentar, valorizar e vivenciar a cultura popular brasileira e substituir a tradição do Halloween Americano (o dia das bruxas) que não condiz com a nossa realidade cultural.
Em uma aula de Língua Inglesa da Professora Edinilce, em conversa informal com alunos do terceirão, concluintes do ano 2009, discutia o desejo de tornar mais atrativo e “desestressante” o encerramento do ano letivo, haja vista, os compromissos com as avaliações finais, concursos, ENEM, etc. Consequentemente, a proposta foi aceita por alguns professores e apoiada pela Direção da escola.
Novas propostas surgiram, graças à interação e a adesão dos Professores: Waldemira, Regina, Gilvan, Robson, a Orientadora Gisele, a Bibliotecária Júlia, a Dona Ieda da recepção, a Supervisora Otacineide, a Diretora da Escola, Eliana Raquel e Vice-Diretora Valcélia que deram especial apoio ao projeto.
O projeto ainda conta com a apreciação de pratos e bebidas típicas da culinária popular brasileira que é servido no final do evento a todos os participantes que colaboram e exibem seus “dons culinários bregas”, tais como: farofa de ovo e sardinha, salgados, pão com mortadela, ovo frito, pão com goiabada, baião com charque, macaxeira frita ou cozida com manteiga, cocadas, picolés e guaranás regionais, açaí, caldo de cana, suco (de pacote ou de garrafa), suco de frutas regionais,etc.
Atualmente, o projeto completará três anos de realização e se tornou “a aula da saudade” com a participação dos alunos concluintes do Ensino Médio, Professores, funcionários, a equipe técnica e administrativa da escola, todos caracterizados de moda brega. Nesse dia, o conhecimento e o lúdico estão presentes na programação especial de despedida dos alunos e professores que interagem no auditório da escola. É realizado um grande aulão, antes das provas do ENEM com enfoque e revisão em temas estudados em todas as disciplinas. Há sorteio de brindes, gincana do conhecimento, homenagens especias feitas por alunos e professores, músicas, desfiles, danças e outras manifestações culturais. 

Coordenador Geral: Professora Edinilce.
Edição: Prof. Edinilce e prof. Waldemira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário