quarta-feira, 22 de junho de 2011

Escola Major Guapindaia promove :

    Jantar de despedida da professora Rosemara:
Professores, funcionários e direção, todos juntos para despedida de Rosemara professora de geografia que após 21 anos de magistério na Escola Major Guapindaia adquire sua mais que bem vinda e merecida aposentadoria. Parabéns professora pela sua dedicação e brilhantismo que sempre dedicou ao trabalho.
Edição: Prof. Waldemira.



Kátinha-2011
   Chá de Casa Nova da Professora Kátia:
Professora Kátia muda para sua nova casa e seus amigos da Escola Major Guapindaia dão uma mãozinha .




  Baby Chá da Professora Cristielen.
Cristielen
Estamos ansiosos pela chegada da Maria Louyse Vitórya. Seja bem vinda bebe.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Semana do meio ambiente-2011


O projeto "Minha Planta, Minha Escola", é uma iniciativa da Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia por determinação da Secretaria Estadual de Educação, com o interesse de incentivar sobre conseqüências resultantes da boa ação realizada ao meio ambiente. Com isso, os alunos são motivados e esclarecidos sobre vários tipos de impactos ambientais relacionados ao descaso, a falta de informação ou simplesmente por atitudes irresponsáveis de interesse próprio.
                      Cada fase do projeto estará sendo desenvolvida a parte teórica e pratica sobre assunto diretamente ligado ao cuidado das plantas, esclarecendo que arborização urbana é uma necessidade para todos os seres vivos. Por isso, a escola optou em oferecer algumas áreas, de suas dependências, para os alunos fazerem o plantio de mudas de plantas de varias espécies. Assim como a manutenção durante todo ano letivo. Fazendo também, a distribuição de folders sobre temas  relacionadas ao meio ambiente e a produção de um portfólio e uma apresentação oral no final do projeto para toda escola.
                     A semana do meio ambiente veio despertar na escola a importância de construirmos uma sociedade esclarecida e desenvolvida, quanto aos assuntos ambientais. Visto que, na escola  são preparados os formadores de opinião. Projeto lançado, na escola, dia 25/05/2011.
Coordenador Geral: Professor Gilvan.
Edição: Prof. Waldemira e prof. Gilvan.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Laboratório de Línguas e Arte

Inaugurado Laboratório de Línguas e Arte



Sob o patrocínio do “Grupo de Teatro Diz- Farsa”, através do Projeto “Ler é um bom começo”, na pessoa do Professor Ruymar Pereira da Universidade Federal de Rondônia, a Escola Major Guapindaia abre novas perspectivas para a formação do hábito de leitura dos seus alunos.
Os professores desenvolvem atividades que incentivam a busca e o domínio de competências básicas como analisar, interpretar e aplicar recursos linguísticos. Neste propósito, foi solicitada a leitura de no mínimo três obras literárias, como fonte de avaliação bimestral. Resenhas, sinopses, dramatizações e outras atividades afins apresentadas pelos alunos, integrarão conhecimentos interdisciplinares.

É inegável que a falta de leitura interfere de forma significativa na apropriação da linguagem, seus códigos e competências.
Partindo desse pressuposto, será formado no laboratório de Línguas e Arte o “Clube do Leitor”, a fim de ampliar o acervo e consequentes oportunidades de leitura.

Conscientes de que ler, falar e escrever bem, hoje, mais que antes,  são fatores fundamentais para as demandas e desempenhos de diferentes papéis sociais, os professores ( especialmente aqueles de Línguas e Arte) da Escola Major Guapindaia COMPROMETEM-SE

(Laboratório de Línguas e Artes)
Edição: Prof. Alzenir e prof. Waldemira.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Projeto das Profissões - 2010



DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES


Justificativa:Partindo da realidade detectada na Escola Major Guapindaia, onde alunos do 3º ano do Ensino médio almejam uma profissão para sua vida, propomos o projeto PROFISSÕES: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. O mesmo visa pesquisar, discutir, produzir e apresentar exposições sobre as várias profissões existentes na cidade de Porto Velho, tentando esclarecer e dirimir dúvidas dos discentes em relação à escolha de sua vida profissional. Para alunos que se encontram na fase do pré-vestibular, são exigidas habilidades e competências como interpretar inferir, construir e opinar, ações como essas podem contribuir para um melhor desempenho dos mesmos nos vestibulares.
Confira matéria publicada no site Folha Jovem.:
http://www.folhajovem.com.br/news.php?news=991

Coordenadora 2010: Professora Iza Reis.
Edição: Prof. Iza e prof. Waldemira.


C



Gincana do Conhecimento-2010

Gincana do Conhecimento-2010



Principais atividades:
·         Arrecadações de roupas, calçados, brinquedos e alimentos;
·         Reforçar o aprendizado através de leituras, explanações, debates, pesquisas e estudo em casa.
·         Um dia de jogos, atividades e brincadeiras na quadra da escola;
·         Um dia de criança;
·         Distribuição do material arrecadado.
·         Avaliação dos resultados e prestação de contas junto à comunidade.
Como se desenvolvem:
·         Arrecadação de roupas, calçados, alimentos:
        Cada turma recebe uma lista contendo o número mínimo de itens a serem arrecadados durante 15 dias. Tudo será entregue para a equipe de coordenadores que farão a triagem considerando seu estado e nos casos dos alimentos seu vencimento. O envolvimento dos alunos é tão grande que há turma que chega a arrecadar até sete cestas de alimentos só para se ter uma idéia com 12 turmas na escola e realizando a Gincana do Conhecimento nos três turnos deveríamos arrecadar 36 cestas básicas, no entanto arrecadamos 80 em 2011, sem contar na ultrapassagem da quantidade dos demais itens como os brinquedos que passa de 1500 unidades e não é só aí que fica a empolgação o interesse para entregar o arrecadado também é muito grande.
                          •Arrecadação de brinquedos:
                           Temos quatro escolas municipais, da pré-escola até o 5º ano, que nós assistimos no nosso projeto, portanto, nossas parceiras. Elas nos mandam as relações de seus alunos contendo idade, série e o nome da professora. Cada informação fornecida pela escola é conferida por uma equipe.  Cada turma nossa fica responsável por uma turma da escola parceira, cada aluno nosso, adota uma criança da lista e se responsabiliza de comprar um brinquedo para ela. Esse brinquedo passa pela equipe de triagem que o confere e o identifica. Muitos alunos compram brinquedos a mais. Consideramos os alimentos, as roupas e os calçados essenciais, mas criança precisa muito brincar, o brincar é um recurso que a criança tem para expressar e elaborar uma série de conteúdos em sua mente, fatos que acontecem em sua vida, sentimentos. Além de ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo.

·         Reforçar o aprendizado através de leituras, explanações, debates, pesquisas e estudo em casa:
Os professores listam os principais conteúdos de sua disciplina, da série atual e das séries antecessoras, para que os alunos façam uma revisão em casa, esse estudo será reforçado em sala de aula, no laboratório de Física e Química, na biblioteca, na sala de vídeo ou na sala de informática realizando pesquisas, debates, explanações e exercícios. Os conteúdos listados serão cobrados nas brincadeiras da quadra. Para o soletrando os professores de Português aproveitam para passarem leituras de determinados livros literários de onde serão tiradas as palavras a serem soletradas na quadra, porém antes é feito uma pequena competição em sala de aula para a escolha do representante da turma na brincadeira. Para o estudo de atualidades os alunos se utilizam da sala de informática fazendo pesquisas orientadas na internet.



·         Um dia de atividades na quadra da escola:
        Nesse dia os alunos, previamente trabalhados com reforços, trabalhos, pesquisas, debates, leituras de livros literários e estudo em casa são levados para a quadra da escola onde serão desenvolvidas várias brincadeiras com desafios físicos e mentais, envolvendo todas as disciplinas curriculares, os quais deverão ser enfrentados de forma individual, no caso do soletrando, ou em equipes nas demais atividades. Essas atividades são preparadas por equipes de professores, cada equipe fica responsável por uma brincadeira, temos Torta na Cara, Circuito Radical, Unidos Venceremos, Soletrando, O Trio Maluco, Cada Macaco no seu Cálculo. Os alunos, orientados pelo seu professor coordenador, estarão todos identificados, de posse da relação dos regulamentos, enfeitados, com seu grito de guerra ensaiado, todos terão um momento para cantar o grito de guerra da equipe, seu mico preparado, o mico em geral envolve os pais que estão caracterizados de acordo com o tema passado para as turmas, estes realizam um desfile pela quadra, o que traz um envolvimento maior da família com a Escola e um clima muito gostoso para o evento, sabemos que o envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à comunidade escolar e contribui significativamente para uma educação de sucesso. Este é um dia muito alegre e divertido.

·         Um dia de criança:
        Equipes de alunos do terceiro ano, orientados pelos professores preparam brincadeiras e brindes para realizarem e distribuírem durante uma manhã em uma das escolas parceiras, previamente contactada. Também nos acompanha parceiros como dentista, técnico em higiene bucal que orientam os alunos na escovação, utilização do fio dental e aplicam flúor além da distribuição de kit higiene, que arrecadamos junto à prefeitura. Em 2010 foram 100 kits higiene, cabeleireiros que cortam os cabelos das crianças que os pais autorizaram. Aqui deixamos parte dos brinquedos, roupas, calçados e alimentos. Neste dia buscamos proporcionar a todos o lazer, o lúdico, a ação de ser criança, é um dia muito alegre e de muita satisfação.

·         Distribuição do material arrecadado:
A prioridade de entrega é das equipes campeãs do dia de atividades na quadra. Porém outras turmas ou equipes formadas por alunos de várias turmas também poderão participar. Tudo que for arrecadado será entregue com a presença de alunos, funcionários e professores da escola, devidamente registrado com fotos, para posterior prestação de contas junto à comunidade escolar. A distribuição das cestas básicas é feita entre nossos alunos e funcionários reconhecidamente necessitados, em comunidades carentes, indicadas por professores, alunos ou funcionários previamente visitadas e se confirmada à necessidade, escolhida.
·         Avaliação dos resultados e prestação de contas junto à comunidade.
Após a realização de todas as fases da Gincana do Conhecimento, na primeira oportunidade em que toda a comunidade esteja reunida no auditório passamos um vídeo mostrando um resumo de o que foi e como aconteceu todo o projeto, depois   passamos um questionário a alunos, professores e funcionários, por amostragem,  para sabermos suas opiniões sobre o que foi realizado; os pontos positivos e os negativos e recebermos sugestões para a próxima realização da Gincana.
Coordenador Geral: Professora Waldemira.
Edição: Prof. Waldemira.

Brega-2010 uma Aula da Saudade


PROJETO PARADA BREGA
Tema: aula da saudade
A ação do projeto visa oportunizar momentos finais para que os alunos concluintes do Ensino Médio possam se despedir da escola e interagirem com seus colegas, professores e funcionários. A ideia surgiu com a intenção de apresentar, valorizar e vivenciar a cultura popular brasileira e substituir a tradição do Halloween Americano (o dia das bruxas) que não condiz com a nossa realidade cultural.
Em uma aula de Língua Inglesa da Professora Edinilce, em conversa informal com alunos do terceirão, concluintes do ano 2009, discutia o desejo de tornar mais atrativo e “desestressante” o encerramento do ano letivo, haja vista, os compromissos com as avaliações finais, concursos, ENEM, etc. Consequentemente, a proposta foi aceita por alguns professores e apoiada pela Direção da escola.
Novas propostas surgiram, graças à interação e a adesão dos Professores: Waldemira, Regina, Gilvan, Robson, a Orientadora Gisele, a Bibliotecária Júlia, a Dona Ieda da recepção, a Supervisora Otacineide, a Diretora da Escola, Eliana Raquel e Vice-Diretora Valcélia que deram especial apoio ao projeto.
O projeto ainda conta com a apreciação de pratos e bebidas típicas da culinária popular brasileira que é servido no final do evento a todos os participantes que colaboram e exibem seus “dons culinários bregas”, tais como: farofa de ovo e sardinha, salgados, pão com mortadela, ovo frito, pão com goiabada, baião com charque, macaxeira frita ou cozida com manteiga, cocadas, picolés e guaranás regionais, açaí, caldo de cana, suco (de pacote ou de garrafa), suco de frutas regionais,etc.
Atualmente, o projeto completará três anos de realização e se tornou “a aula da saudade” com a participação dos alunos concluintes do Ensino Médio, Professores, funcionários, a equipe técnica e administrativa da escola, todos caracterizados de moda brega. Nesse dia, o conhecimento e o lúdico estão presentes na programação especial de despedida dos alunos e professores que interagem no auditório da escola. É realizado um grande aulão, antes das provas do ENEM com enfoque e revisão em temas estudados em todas as disciplinas. Há sorteio de brindes, gincana do conhecimento, homenagens especias feitas por alunos e professores, músicas, desfiles, danças e outras manifestações culturais. 

Coordenador Geral: Professora Edinilce.
Edição: Prof. Edinilce e prof. Waldemira.