sábado, 10 de dezembro de 2011

Formatura da Escola Major Guapindaia 2011

Formatura-2011

Valeu a pena?
Valeu a pena? Sim valeram a pena os dias de angustias, de cansaços, de tédio e exaustão.
Valeram a pena todos os passos pelo caminho traçado. Cada momento vivido nessa louca correria em busca de um objetivo em comum valeu a pena.
E agora que não mais irão de mãos dadas e juntos continuar a jornada de suas vidas?
E agora que deixam, para também seguirem seus caminhos os companheiros de longa data?
E agora que deixam a estrada se estender ao longe até se perder de vista? Caminhemos, navegar é preciso. Não podemos esquecer que, embora a alegria do presente exista, o futuro reserva outras a mais. Se antes a força do conjunto amparava as quedas, hoje estão preparados para aguentar as tramas da vida. Deixar para trás momentos de alegrias e companheirismo é doloroso, mas não podemos nos estagnar no tempo.
É necessário seguir em frente, buscar nossos objetivos com muito esmero e dedicação para encontrar o novo.
A amizade de tantos anos fica, assim como o respeito e as boas lembranças vividas jamais serão esquecidas. O tempo não para e precisamos dar continuidade à vida.
Nossos meninos outrora indefesos, crianças, agora estão diante do seu próprio tempo e suas escolhas hoje refletirão o amanhã.
A formatura é um momento muito especial para todos pela alegria desta etapa concluída com éxito, da perspectiva para o caminho vindouro. Não chegaram ainda ao fim, pois a jornada é longa, mas teremos certeza de que o caminho futuro reserva gratas surpresas.
Por isso afirmo a vocês: Sim, valeu  a pena.
Esta é uma homenagem da melhor escola do mundo para os melhores alunos do mundo.

 Vão com DEUS.
Mensagem recebida no momento da formatura
Edição: prof. Waldemira.


AULA DA SAUDADE-2011



Aula da saudade 2011

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1º LEMAR - LEITURA, MATEMÁTICA E ARTE.

1º LEMAR
Com o objetivo de incentivar o gosto pela Língua Portuguesa e pela Matemática através de  pesquisas, leituras, exercícios e interpretações realizadas durante o ano letivo, professores de Português, Matemática e Arte desenvolveram durante todo o ano de 2011 o projeto 1º LEMAR.
Sabedora das dificuldades que os alunos enfrentam na área de Língua Portuguesa e Matemática no 1º ano do Ensino Médio decidiu-se trabalhar alguns pontos da ementa para melhor assimilação do conteúdo. As competências escolhidas foram: Língua Portuguesa - erros ortográficos, figuras de linguagem, funções da linguagem, variação lingüística, e ainda a parte da leitura concretizada através de leituras bimestrais, com quatro livros no 1º bimestre, três no 2º bimestre, quatro no 3º bimestre e dois no 4º bimestre. Os livros sugeridos para leitura encontram-se na Sala de leitura da escola, estes doados pelo Projeto ‘Ler é um bom começo’, juntamente com o Grupo de Teatro ‘Diz-Farsa’, na pessoa do Professor Ruymar Pereira; em relação à Matemática, temos os seguintes conteúdos – Regra de três simples, porcentagem, estatística, construção, interpretação e análise gráfica. O projeto visa pesquisar, discutir, produzir e apresentar resumos, maquetes, gráficos e banners sobre os itens citados, tentando uma aproximação maior entre a teoria e a prática. Para alunos que se encontram a caminho de um vestibular, mesmo ainda estando no 1º ano, são exigidas habilidades e competências como interpretar, inferir, construir, opinar, e ações como essas podem contribuir para um melhor desempenho dos mesmos em atividades avaliativas, em interpretações, seja no meio formal ou informal, e ainda uma preparação para a futura avaliação do ENEM. Atualmente, verificamos que a leitura e a interpretação de todos os gêneros discursivos necessitam de uma prática, e através deste projeto, pretendemos iniciar uma prática discursiva e interpretativa com os alunos do 1º ano do ensino médio juntando a Língua Portuguesa e a Matemática. 
O projeto 1º LEMAR  teve seu início em 07 de fevereiro de 2011 e seu encerramento em 02 de dezembro de 2011.
Confira divulgação no ROTOTAL - Jornal Eletrônico:
http://www.rototal.com.br/lerNoticias.php?news=4181
Confira divulgação no Correio de Notícias - Jornal Eletrônico:
http://www.correiodenoticia.com/?secao=8&id=8444
Coordenação: Prof. Iza Reis e Prof. Waldemira Ramos.
Edição: Prof. Iza eProf. Waldemira.