terça-feira, 25 de setembro de 2012

GINCANA DO CONHECIMENTO 2012

MANHÃ
Gincana do Conhecimento - manhã - 2012

Principais atividades:
· Arrecadações de roupas, calçados, brinquedos e alimentos; · Reforçar o aprendizado através de leituras, explanações, debates, pesquisas e estudo em casa. · Um dia de jogos, atividades e brincadeiras na quadra da escola; · Um dia de criança; · Distribuição do material arrecadado. · Avaliação dos resultados e prestação de contas junto à comunidade. Como se desenvolvem: · Arrecadação de roupas, calçados, alimentos: Cada turma recebe uma lista contendo o número mínimo de itens a serem arrecadados. Tudo será entregue para a equipe de coordenadores que farão a triagem considerando seu estado e nos casos dos alimentos seu vencimento. O envolvimento dos alunos é tão grande que há turma que chega a arrecadar até sete cestas de alimentos só para se ter uma idéia com 12 turmas na escola e realizando a Gincana do Conhecimento nos três turnos deveríamos arrecadar 36 cestas básicas, no entanto arrecadamos 110 em 2012, sem contar na ultrapassagem da quantidade dos demais itens como os brinquedos que passa de 2500 unidades e não é só aí que fica a empolgação o interesse para entregar o arrecadado também é muito grande.

Gincana do Conhecimento 2012 - Tarde.
Arrecadação de brinquedos:
Temos quatro escolas municipais, da pré-escola até o 5º ano, que nós assistimos no nosso projeto, portanto, nossas parceiras. Elas nos mandam as relações de seus alunos contendo idade, série e o nome da professora. Cada informação fornecida pela escola é conferida por uma equipe. Cada turma nossa fica responsável por uma turma da escola parceira, cada aluno nosso, adota uma criança da lista e se responsabiliza de comprar um brinquedo para ela. Esse brinquedo passa pela equipe de triagem que o confere e o identifica. Muitos alunos compram brinquedos a mais. Consideramos os alimentos, as roupas e os calçados essenciais, mas criança precisa muito brincar, o brincar é um recurso que a criança tem para expressar e elaborar uma série de conteúdos em sua mente, fatos que acontecem em sua vida, sentimentos. Além de ajudar no desenvolvimento motor e cognitivo. · Reforçar o aprendizado através de leituras, explanações, debates, pesquisas e estudo em casa: Os professores listam os principais conteúdos de sua disciplina, da série atual e das séries antecessoras, para que os alunos façam uma revisão em casa, esse estudo será reforçado em sala de aula, no laboratório de Física e Química, na biblioteca, na sala de vídeo ou na sala de informática realizando pesquisas, debates, explanações e exercícios. Os conteúdos listados serão cobrados nas brincadeiras da quadra. Para o soletrando os professores de Português aproveitam para passarem leituras de determinados livros literários de onde serão tiradas as palavras a serem soletradas na quadra, porém antes é feito uma pequena competição em sala de aula para a escolha do representante da turma na brincadeira. Para o estudo de atualidades os alunos se utilizam da sala de informática fazendo pesquisas orientadas na internet.


Gincana do Conhecimento-2012-Noite
Um dia de atividades na quadra da escola:
Nesse dia os alunos, previamente trabalhados com reforços, trabalhos, pesquisas, debates, leituras de livros literários e estudo em casa são levados para a quadra da escola onde serão desenvolvidas várias brincadeiras com desafios físicos e mentais, envolvendo todas as disciplinas curriculares, os quais deverão ser enfrentados de forma individual, no caso do soletrando, ou em equipes nas demais atividades. Essas atividades são preparadas por equipes de professores, cada equipe fica responsável por uma brincadeira, Circuito Radical, Unidos Venceremos, Soletrando, Cada Macaco no seu Cálculo. Os alunos, orientados pelo seu professor coordenador, estarão todos identificados, de posse da relação dos regulamentos, enfeitados, com seu grito de guerra ensaiado, todos terão um momento para cantar o grito de guerra da equipe, seu mico preparado, o mico em geral envolve os pais que estão caracterizados de acordo com o tema passado para as turmas, estes realizam um desfile pela quadra, o que traz um envolvimento maior da família com a Escola e um clima muito gostoso para o evento, sabemos que o envolvimento das famílias melhora o sentimento de ligação à comunidade escolar e contribui significativamente para uma educação de sucesso. Este é um dia muito alegre e divertido. ·

UM DIA DE CRIANÇA 2012
 Um dia de criança:
Equipes de alunos do terceiro ano, orientados pelos professores preparam brincadeiras e brindes para realizarem e distribuírem durante uma manhã em uma das escolas parceiras, previamente contactada. Também nos acompanha parceiros como dentista, técnico em higiene bucal que orientam os alunos na escovação, utilização do fio dental e aplicam flúor além da distribuição de kit higiene, que arrecadamos junto à prefeitura. Em 2012 foram 100 kits higiene, cabeleireiros que cortam os cabelos das crianças que os pais autorizaram. Aqui deixamos parte dos brinquedos, roupas, calçados e alimentos. Neste dia buscamos proporcionar a todos o lazer, o lúdico, a ação de ser criança, é um dia muito alegre e de muita satisfação. ·


Gincana 2012 - Entregas
Distribuição do material arrecadado:
A prioridade de entrega é das equipes campeãs do dia de atividades na quadra. Porém outras turmas ou equipes formadas por alunos de várias turmas também poderão participar. Tudo que for arrecadado será entregue com a presença de alunos, funcionários e professores da escola, devidamente registrado com fotos, para posterior prestação de contas junto à comunidade escolar. A distribuição das cestas básicas é feita entre nossos alunos e funcionários reconhecidamente necessitados, em comunidades carentes, indicadas por professores, alunos ou funcionários previamente visitadas e se confirmada à necessidade, escolhida.

 Avaliação dos resultados e prestação de contas junto à comunidade. Após a realização de todas as fases da Gincana do Conhecimento, na primeira oportunidade em que toda a comunidade esteja reunida no auditório passamos um vídeo mostrando um resumo de o que foi e como aconteceu todo o projeto, depois passamos um questionário a alunos, professores e funcionários, por amostragem, para sabermos suas opiniões sobre o que foi realizado; os pontos positivos e os negativos e recebermos sugestões para a próxima realização da Gincana.

Coordenador Geral: Professora Waldemira.
Edição: Wal Ramos.