domingo, 9 de dezembro de 2012

Formatura da Escola Major Gupindaia - 2012 - Discurso.

Formatura Major Guapindaia 2012
Senhoras e senhores, pais, professores, funcionários, convidados, caríssimos formandos..

Boa noite!

Hoje a família Major Guapindaia está em festa. E coube a mim, professora Waldemira, a honrosa escolha para em nome de todo o corpo docente da escola, homenageá-los, queridos formandos. Resolvi então iniciar esse discurso fazendo referência a uma conhecida fábula:
A LEBRE E A TARTARUGA
A lebre considerando-se esperta e veloz menosprezava a destreza da tartaruga. Após tanto enaltecer-se, a lebre, para sua surpresa fora desafiada pela tartaruga para uma corrida.Na certeza da vitória, durante a competição, a lebre pôs-se a brincar e até tirou uma soneca a sombra fresquinha de uma árvore.
Enquanto a lebre brincava e dormia a tartaruga, em seu passo lento, arrastando-se só tinha um objetivo; chegar ao final da corrida.E a lebre continuava dormindo, quando  acordou tamanho foi sua surpresa ao avistar  longe , a tartaruga esperando-a na linha de chegada.
Assim também é na vida, em muitas situações você precisará acreditar que é capaz e mesmo diante das improbabilidades  seguir em frente, não se desviar do caminho nem perder o foco.
Ninguém disse que trilhar esse caminho que ora foi vencido por vocês seria fácil, porém sabemos que se aprende a caminhar caminhando.
Em nosso país muito ainda se tem por fazer em relação a muita coisa e a educação não tem o privilégio de ser diferente, de acordo com o senso escolar 2011, temos uma população de 7.570.635  jovens de 15 a 17 anos fora da escola, de cada 100 alunos que entram no ensino fundamental apenas 59 terminam o 9º ano e apenas 40 o ensino médio. E, com o agravante, no nosso caso, de a maior taxa se concentrar no norte, precisamos quebrar muitos estigmas para atingir nossos objetivos.
Agora acreditemos queridos formandos--- a educação pode operar milagres em nossas vidas, mas precisamos nos aliar a ela.
 O pesquisador educacional Carlos Rodrigues Brandão em seu livro “O que é a educação”, compara a melhor imagem que se faz da educação com a imagem do oleiro que toma barro e faz o pote. Às vezes a argila resiste às mãos do oleiro, mas se deixa conduzir por elas e se transforma na obra feita.
Segundo Brandão, quando o educador pensa educação ele acredita que, entre homens, ela é o que dá a forma e o polimento, sejamos, pois, receptivos no sentido de nos moldarmos a cada dia em vasos novos.
E Como já dizia Paulo Freire,
“Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.”
Hoje estamos festejando um exemplo de que vocês estão no caminho certo, sabem o que querem e caminham em sua direção.  Este é o dia em que concluímos um trabalho realizado ao longo dos três últimos anos. O que vocês alcançaram hoje é uma pequena fração do que ainda podem conquistar. Agora passarão a trilhar novos caminhos e nós faremos parte da torcida do seu sucesso.
Sabemos que para chegar até aqui a caminhada foi longa, árdua, mas acreditem vocês nunca estiveram sós, além de suas famílias e amigos, nós estivemos  acompanhando-lhes, algumas vezes de longe outras de perto. De acordo com a situação. Assim como oleiro, que a todo instante obseva, inspeciona a fim de dar mais perfeição a sua obra.
Foram muitos os momentos de orientações, de alegrias, de dedicações, de estudos, alguns desses momentos fizemos questão de registrar e hoje, a família Major Guapindaia tem a alegria, de, com esses pequenos registros, prestar-lhes uma breve homenagem.


Parabéns por sua formatura!!!!
Nesta data tão importante que Deus os abençoe.

Autoria: Waldemira Ramos.

Edição: Wal Ramos.